quarta-feira, 17 de março de 2010

Casamento é casamento...

“Dez minutos!” Grita meu marido,da cozinha,já nervoso.
Ser pontual aqui,é levado às últimas consequencias. Isso quer dizer que se você é convidado para um jantar às dezenove horas as pessoas estarão contando que você realmente chegará às dezenove horas.(Que coisa mais sem nexo!!).
Estávamos convidados para uma “comemoração–pós-casamento”,quer dizer,uns amigos nossos haviam se casado há pouco tempo,em uma cerimonia reservada,só com os familiares e estavam agora convidando os amigos para uma “festinha”.
Bem,voltando alguns dias no tempo....
Eu: “Amor,como exatamente eles vão comemorar?”
Marido( com um sorrizinho sarcástico):“ Humm...Felizes?!”
Eu: “Engraçadinho...Não,amor,é uma festa,um jantar, um churrasco (churrasco aqui é um capítulo à parte.)
Marido( com expressão agora-eu não-posso-estou-muito-ocupado): “Não tenho a menor ideia.”
Eu: “Bem,às cinco da tarde não é nenhum jantar... Mas casamento é casamento...”
Marido: “ Porque você quer saber?”
Eu: “Amor,eu preciso me integrar,conhecer seus amigos e eu gostaria de passar uma boa impressão.(Tradução: Eu quero saber se eu preciso comprar um vestido novo!)
Marido: “Você é linda não se preocupe...”( Vocês entendem porque eu me casei com este homem? Ele não é uma gracinha?!)
Depois de uma revirada estratégica no guarda-roupas achei que um pretinho básico,tipo Audrey Hepburn cairia bem.E acessórios vermelhos para dar uma apimentada no visual. Simples,elegante e perfeito .Certo? ERRADO!!!! Mas vamos com calma....
Primeiro: Aqui não se usa preto em casamento! Até aí nada tão trágico porque era uma comemoração informal,ou seja, o casamento em si já havia acontecido.
H.,meu marido,colocou uma calça social,blazer leve,camisa....Casamento é casamento...
Passados os benditos dez minutos e tendo passado pelo crivo da sogra,felizes,em clima de festa e devidamente vestidos (pensávamos até então) entramos no carro e partimos para a “festa”.
Chegamos à casa de M. e C. e....Levamos um choque!
Espalhados pela sala,estavam os outros convidados...Em Jeans! Jeans,camiseta,moleton,bata hippie,um caleidoscópio de tudo o que você não esperaria encontrar em uma festa!
Já teve essa sensação “ Eu-queria-ser-uma-barata-e-sair-correndo-pro-meu-buraco!?”Pois é.
Mas respiramos fundo, “fizemos a social” e eu procurei imediatamente um lugar onde eu pudesse me sentar e esconder meus sapatos vermelhos que a essa altura estavam combinando mais com a minha cara do que com a minha bolsa e rezar para que os convidados que ainda fossem chegar,pensassem que eu estava usando um topezinho preto....Depois de algum tempo de esforço sobrehumano para não dar na pinta e conversar normalmente,desisti de tentar “não estar nem aí” e pedi ao meu marido que me levasse para casa para trocar de roupa afinal aquilo era uma comemoração e eu não queria passar o resto do tempo me escondendo.
Me lembro que meu marido,que ficou o tempo todo tentando me convencer de que eu estava linda e que deveria continuar vestida como estava(como alguém pode ser tão insensível!eu não sei como eu pude me casar com este homem!)aproveitou a deixa e trocou a calça social por um jeans.
Eu não sei o que requereria mais coragem,se continuar na festa vestida como estava ou voltar para casa e trocar a roupa,como fiz.Isso talvez tenha sido um dos primeiros passos para a minha adaptação aqui que é um processo que dura até hoje.Mas um pequeno gesto ,naquela época ainda um pequeno ato de rebeldia quase inconsciente,toma agora contornos mais definidos e consequentes,uma espécie de “proteção contra a perda de identidade”.
Do que eu estou falando?Eu não me lembro do que vesti então,eu sei que tirei o vestido,mas continuei com os sapatos vermelhos.Assim como assim,casamento é casamento....

2 comentários:

  1. Nem preciso dizer que quae morri de rir com ese episódio!!! Coitadinha, ninguém merece ter que chegar na hora para uma reunião (que troço esquisito isso, né?), e ainda por cima fora do contexto! Mas você fez o certo, eu também iria dar meia-volta e mudar o visual...


    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Será que vc poderia escrever mais? Preta eu viajo nos seus textos e fico aqui rindo só ..... esta muito legal Beijos Rachellis

    ResponderExcluir